PATRONO OVGA | VICTOR HUGO Lecoq de Lacerda FORJAZ -A A +A

É natural da cidade da Horta, ilha do Faial, Açores (14 de novembro de 1940). 

Frequentou a FCPorto. Licenciou-se em Ciências Geológicas na Faculdade de Ciências de Lisboa (onde ocupou a posição de Assistente da Secção de Mineralogia-Geologia) e transitou para a Universidade dos Açores (U.A.) em 1981. Na U.A. efetuou “Doutoramento” em Vulcanologia de Engenharia, obteve o 1º lugar na “Associação” em Petrologia e alcançou “Agregação” em Ciências Geotérmicas também por unanimidade e louvor. Com esses concursos passou a ocupar a Cátedra de Vulcanologia de Engenharia, posição em que se jubilou em 2010.

Em termos profissionais, além do percurso académico citado, terminou especializações no Inst. Geotérmico de Pisa, no US Geological Survey (Riscos Geológicos) e Geoth. Res. Soc. California (Geothermal Turbines). Ao longo de 55 anos participou em inúmeras missões científicas e técnicas nas mais importantes regiões vulcânicas e geotérmicas do mundo, realçando-se todo o território português insular e colonial, a Islândia, a Escócia, a França, a Alemanha Ocidental, a Grécia, o Médio-Oriente, a Índia, ilhas vulcânicas do Índico, todo o território Indonésio, o Japão, a China, a URSS, as Filipinas, o Hawai, toda a costa ocidental vulcânica e geotérmica dos continentes Norte-Americano, Sul-Americano e alguns países situados na América Central, etc.

Além dessas expedições, providenciou pela constituição da Rede de Vigilância Sismovulcânica dos Açores, dos Projetos Geotérmicos de S. Miguel, Terceira e Faial. Integrou a equipa da Junta Governativa dos Açores como Responsável pelo Ensino Superior e Investigação Científica (1976). Durante 15 anos foi o dirigente técnico-científico do programa geotérmico. Também participou ativamente nas fundações da Soc. Internac. de Planetologia, do Instituto de Geociências dos Açores, do Centro de Vulcanologia do INIC, da Rede Europeia de Vulcanologia (European Science Foundation), da Rede Iberoamericana de Vulcanologia e do OVGA (Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores) sendo dos primeiros dirigentes dessas instituições. Desse modo é autor de 198 publicações (livros, manuais, brochuras, artigos científicos e de divulgação científica, cartografia temática, etc.) e editor de algumas dezenas de publicações; é refree de editoras europeias (Kluwer, Elsevier, cientista ref. Nato e National Geographic Society, Portugal). Pertence a diversas instituições científicas, tecnológicas e culturais, nacionais e estrangeiras, realçando-se a Academia de Ciências de Lisboa, a Academia da Marinha, da qual é sócio emérito, e a National Geographic Portugal. Foi laureado pelo Laboratório de Vulcanologia Prof. H. Brousse, Universidade de Paris, pelo Laboratório de Geotermia da Academia de Ciências da URSS (Mérito Absoluto) e a Presidência da República Portuguesa atribuiu-lhe a Comenda do Infante D. Henrique (Ciência e Inovação). É patrono do Laboratório de Geologia do Complexo Escolar de Benfica Escritor Vergílio Ferreira, em Lisboa.

Foi proposto para cidadão honorário do Concelho de Ponta Delgada; O Concelho da Horta atribuiu-lhe o diploma de Mérito Municipal e o da Lagoa a Medalha de Mérito Científico. Foi-lhe atribuída a Chave de Ouro do Município de Vila Franca do Campo.

 

É o principal Fundador do OVGA