Poluentes Atmosféricos -A A +A

Poluentes atmosféricos

Podem distinguir-se 2 tipos de poluentes atmosféricos:

Primários– aqueles que são emitidos diretamente pelas fontes para a atmosfera, como é o caso do monóxido de carbono (CO), os óxidos de azoto (NOx), dióxido de enxofre (SO2) ou das partículas em suspensão (PTS).

Secundários– resultam de reações químicas que ocorrem na atmosfera e onde participam alguns poluentes primários.Um exemplo é o ozono troposférico (O3), que resulta de reações fotoquímicas e que se estabelece entre os óxidos de azoto, o monóxido de carbono ou os compostos orgânicos voláteis (COV).

Importa ter em conta que a qualidade do ar de uma determinada região está diretamente relacionada com o número de fontes de emissão e com as condições meteorológicas, tais como: a direção e velocidade de vento, precipitação, humidade relativa, temperatura e intensidade de radiação solar.

A variação destes parâmetros meteorológicos na atmosfera dificulta e/ou facilita a dispersão dos poluentes presentes na mesma. Devido a este comportamento de mudanças nos parâmetros meteorológicos, torna-se necessário correlacionar os resultados obtidos das concentrações dos poluentes monitorizados com os dados meteorológicos.

Parâmetros meteorológicos:

·         Temperatura do ar

·         Humidade Relativa

·         Radiação Incidente

·         Direção do Vento

·         Intensidade do Vento

·         Precipitação