Notícia -A A +A

Vulcões de Verão 2020 – OVGA em ação na Fajã Lávica da Ferraria Notícia OVGA 26-08-2020

No dia 28 de agosto, sexta-feira, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) desenvolverá uma ação na Ferraria, entre as 10h30 e as 12h, aguardando participantes para um safari vulcanológico.

Esta atividade consistirá em sessões de cerca de 15 min, em que os paticipantes terão a a oportunidade de conhecer as singularidades vulcanológicas e geológicas da Fajã Lávica da Ferraria.

Este local é uma das mais emblemáticas áreas vulcânicas da ilha de S. Miguel e enquadra-se em território ecologicamente protegido.

As lavas que formaram a fajã geraram-se no Pico das Camarinhas, brotando há cerca de 800 a 1.000 anos de uma fractura geológica que se encaminha da antiga ilha Sabrina para o topo da caldeira das Sete Cidades.

Ferraria é uma zona termal de reconhecido interesse e a água usada no antigo balneário era transportada em barricas para a velha casa de tratamentos.

Em anos recentes, o Governo dos Açores construiu um novo balneário e mandou perfurar um poço vertical que encontrou água termal a cerca de 60ºC. Essa água é extraída com uma bomba apropriada para o novo balneário, aí é misturada com água do mar para arrefecer e seguidamente é usada numa piscina exterior e em instalações no interior do novo balneário.

A Ferraria também engloba outras singularidades geológicas tais como as belas lavas em biscoito, as lavas encordoadas da zona de banhos públicos, um conezinho vulcânico único – a pseudocratera da Ferraria – diversas zonas com rochas granulares (gabros) que foram arrastadas até à superfície desde os 4 km de profundidade, etc, etc. Um manancial de curiosidades!

Além disso, a costa da Fajã da Ferraria é muito recortada e ali se localizam formas características dos Açores como as calhetas, os caneiros, os esfurnamentos e os arqueamentos lávicos.

A ação do dia 28, sendo gratuita, é uma boa oportunidade para locais e turistas receberem explicações simples e didácticas.

O programa nacional Ciência Viva no Verão e a Direcção Regional da Ciência apoiam esta acção pedagógica e geoturística do Observatório Vulcanológico.

 

FONTE: OVGA