Notícia -A A +A

Tsunami vai engolir a Península Ibérica (só não se sabe quando) - Notícia OVGA B 21-07-2017

 

É apenas uma questão de tempo antes que um muro gigante de água atinja a costa de Espanha e Portugal, alertam os cientistas. Documentário espanhol traça cenário catastrófico para a Península Ibérica.

“La Gran Ola” (A Grande Onda, na tradução literal) é o nome do documentário de 63 minutos realizado pelo espanhol Fernando Arroyo, onde analisa o risco de Portugal e Espanha serem engolidos por um grande tsunami. O filme também relata como é que os portugueses e os espanhóis vão lidar com a catástrofe, tendo em conta a falta de preparação da Península Ibérica para gerir uma crise desta natureza.

No filme há participações de vários especialistas portugueses. Mário Lopes, Professor do Instituto Superior Técnico, denuncia a negligência dos governos. “Os políticos sabem que há risco sísmicos e sabem que ele pode ser reduzido, mas não fazem nada.” O alerta está no ar. “No Golfo de Cádis há grandes falhas que podem originar grandes sismos em qualquer altura”.

O documentário, também a ser noticiado na imprensa estrangeira, compara o futuro possível tsunami ao terramoto de 1755.

O filme oferece uma análise abrangente e didática. Nos 63 minutos do documentário é explicada a difícil base do problema: a enorme diferença entre os círculos temporários dos políticos - que são geralmente de quatro anos - e os extraordinários fenómenos sísmicos.

 

Fonte: Jornal Económico / 28 de março de 2017