Notícia -A A +A

Suspensos voos em Bali após erupção do vulcão Agung Notícia OVGA 27-11-2017

O vulcão Agung, na ilha turística de Bali, na Indonésia, continuava a emitir fortes erupções, com colunas de cinzas a atingirem até quatro quilómetros de altura, obrigando à proibição dos voos, informaram as autoridades indonésias.

O Agung, um estratovulcão muito visitado, entrou em erupção por três vezes, na manhã de domingo, tendo a mais recente, ocorrida pelas 6h15 (22h15 em Lisboa), expelido a mais elevada coluna de cinzas, até quatro quilómetros de altura, informou Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de gestão de desastres da Indonésia. As cinzas vulcânicas estavam a espalhar-se para leste e sudeste da cratera em direção à vizinha Lombok, na ilha das Flores, especificou.

Os voos sobre o território foram proibidos, dado que o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos (CVMPG) elevou o alerta aviónico para vermelho, o mais alto nível. “O CVMPG elevou inicialmente o nível de alerta de laranja para vermelho”, disse Sutopo Purwo Nugroho à agência de notícias chinesa Xinhua através de uma mensagem de rotina.

O mesmo responsável reiterou ainda a advertência para as pessoas que vivem na zona definida como interdita, ou seja, num raio de sete quilómetros e meio em torno da cratera, insistindo que têm de abandonar imediatamente as suas casas. As autoridades indonésias ordenaram também a distribuição imediata de máscaras, dado que as cinzas vulcânicas continuam a cair em inúmeras aldeias.

Bali é o principal destino turístico da Indonésia, com uma afluência mensal de cerca de 200 mil turistas estrangeiros, segundo dados oficiais. O arquipélago da Indonésia assenta sobre o chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por milhares de sismos por ano, a maioria moderados.

 

FONTE:Observador

 

ADENDA OVGA

O monte Agung, situado em Bali (Indonésia), corresponde a um estratovulcão e é o ponto mais alto desta ilha. Exibe uma estrutura cónica, quase perfeita, e possui uma cratera grande e profunda que, ocasionalmente, emite cinzas e gases. A última vez que este vulcão entrou em erupção foi em 1963-64, depois de um período de adormecimento de mais de 100 anos. No dia 18 de fevereiro de 1963, foram escutados fortes estrondos e foi observada uma coluna de cinzar a elevar-se da cratera. No dia 24 de fevereiro de 1963, lava muito viscosa (traquiandesítica) desceu pelo flanco norte do vulcão, atingindo um comprimento de 7 km em cerca de 20 dias e a 17 de março foi registada uma erupção sub-pliniana, que originou uma coluna de cinzas de 8-10 km de altura. Nesta ocasião foram também observados fluxos piroclásticos (os ignimbritos dos Açores).

Localização geográfica do Vulcão Agung (Bali – Indonésia)

No arquivo do OVGA existem exemplares de cinzas e de lavas ácidas do cone principal de Bali colhidas por Victor Forjaz e Francisco Rocha, ambos fundadores deste observatório. A Professora Zilda França também ofereceu um exemplar de traquiandesito, lávico.

 

ADENDA:Nuno Pereira