Notícia -A A +A

Sismo de Sobral de Monte Agraço - 17-08-2017 / 06:44 (hora dos Açores) – um bom modelo de comunicado - Notícia OVGA 21-08-2017

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 17-08-2017 pelas 07:44 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou próximo de Sobral de Monte Agraço.

O hipocentro situou-se a uma profundidade de 19 Km em soco cristalino. Do ponto de vista da tectónica, a informação preliminar é compatível com uma rutura em falha inversa ao longo de um plano de falha de direção N40º com inclinação 60º para WNW, sem expressão à superfície. Esta rutura é interpretada como uma reativação de um plano de falha normal correlativa da formação das bacias sedimentares da Orla Mesocenozoica Ocidental.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) em diversas localidades dos concelhos de Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira, Malveira, Torres Vedras, Mafra, Loures e Bombarral. O sismo foi ainda sentido em localidades até cerca de 150km da zona epicentral.

Trata-se do sismo de maior magnitude com epicentro em Portugal Continental nos últimos 12 anos, e simultaneamente o de maior magnitude ocorrido no último ano com epicentro na zona alargada de Portugal Continental e região atlântica adjacente.

Fonte: Instituto Português do Mar e da Atmosfera

 

Adenda OVGA: este comunicado constitui um bom exemplo de um comunicado sísmico.