Notícia -A A +A

Sismo 8.1 registado no México - Notícia OVGA B 11-09-2017

 

Fonte: USGS

Às 04:49 UTC (05:49 hora portuguesa; 23:49 hora mexicana zona centro) de 08/09/2017 ocorreu um sismo de magnitude 8,1(Richter) a cerca de 70 km a SW da costa de Chiapas no México, em zona submersa, com uma profundidade de 70km.

Este evento foi sentido nas regiões mais próximas do evento com intensidade máxima de IX (Mercalli). Até este momento são conhecidas 5 vítimas mortais e vários edifícios ficaram severamente danificados.

Na região onde se localizou este evento, a placa tectónica de Cocos converge com a placa norte-americana com uma taxa de aproximadamente 76 mm/ano.

O terremoto ocorreu como resultado do movimento de uma falha normal, tendo originado um pequeno tsunami com ondas que atingiram uma altura máxima de 70 cm em alguns pontos da costa mexicana de Chiapas. Foi lançado um alerta de tsunami pelas autoridades locais e regionais, o qual se mantém em vigor para várias outras regiões do Oceano Pacífico.

O sismo foi registado em toda a rede sísmica nacional, tendo as primeiras ondas sísmicas sido observadas na estação sísmica das Flores. Em anexo exemplo dos registos efetuados em algumas estações da rede nacional.

Exemplo dos registos efetuados em algumas estações da rede nacional.

Fonte: Instituto Português do Mar e da Atmosfera