Notícia -A A +A

Sabia que os tinteiros e toners são atualmente considerados REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos)? - Notícia OVGA 03-11-2017

 

Entregue em operadores licenciados, municípios, pontos de recolha eletrão e depositrão.

A Direção Regional do Ambiente informa que à luz da legislação regional, e com a publicação do Decreto-Lei n.º 67/2014, de 7 de maio, os tinteiros e toners (T&T) passaram a ser considerados Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). A presença de um chip com constituintes elétricos e eletrónicos considera-se fluxo C. Pequenos eletrodomésticos (diversos), com classificação LER 200135* ou 200136.

Os consumidores devem colocar os tinteiros e toners nos Pontos de recolha (Electrão/depositrão) ou, na compra de um tinteiro ou toner novo, entregar na loja o usado. Podem ser igualmente transportados e colocados noutros pontos de recolha autorizados pelas entidades como, bombeiros, supermercados, associações aderentes, municípios, centros de processamento de resíduos, operadores regionais entre outros.

Ainda pode localizar, agendar, ou entregar os T&T usados nos Operadores Regionais no Portal dos Resíduos em http://portaldosresiduos.azores.gov.pt (exemplo, pesquisa ilha + código LER 200136).

A colaboração de todos na disseminação da presente informação é importante na correta gestão dos REEE.

Fonte: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores