Notícia -A A +A

RTP Açores visita minerais no OVGA - Notícia OVGA 23-01-2018

Uma equipa da RTP Açores esteve no Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) a inteirar-se das últimas descobertas mineralógicas efetuadas pela equipa italiana e açoriana que trabalha em diversos vulcões dos Açores, procurando novas espécies mineralógicas.

Entretanto já se encontram certificadas duas novas espécies e uma terceira encaminha-se para a fase final de certificação em conceituado laboratório dos Estados Unidos da América.

Estas descobertas lançam a região na ponta do mundo científico das Ciência da Terra, uma vez que alguns minerais, além dos novos, são utilizados em nano-medicina e em nano-análises químicas.

Ao longo de todo o ano a equipa italiana pedirá nova autorização de deslocação ao Governo Regional, assim cumprindo as leis de proteção do património natural em vigor e que são, infelizmente, frequentemente incumpridas por universidades estrangeiras.

Foto anexa: Fogoíte – descoberto pela equipa liderada por Luigi Chiapino nas encostas das Lombadas, micro-mineral dos mais belos do mundo mineralógico.

 

Fonte: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores