Notícia -A A +A

Registados 70 sismos em apenas 24 horas na Ilha de São Jorge

Notícia OVGA 21-03-2022

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores está a acompanhar a atividade sísmica, que tem registado um incremento significativo desde as 17.00 horas de sábado.

Foto: Ilha de São Jorge sofreu 70 pequenos sismos em 24 horas© Leonardo Negrão/Global Imagens

Numa nota informativa, o SRPCBA adianta que o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) tem vindo a acompanhar a atividade sísmica em São Jorge, que tem registado um incremento significativo desde as 17.00 de ontem.

 

"O SRPCBA contactou os presidentes das câmaras municipais e os corpos de Bombeiros de Velas e de Calheta para se manterem vigilantes e poderem auxiliar a população local no que for necessário", refere o mesmo comunicado.

 

A Proteção Civil açoriana já solicitou, entretanto, ao Comando Operacional dos Açores, o apoio das Forças Armadas para a utilização de uma aeronave C-295 da Força Aérea, para transportar uma equipa de técnicos do CIVISA para a ilha de São Jorge, com o intuito de avaliar a situação no terreno.

 

"Em caso de necessidade e mediante as conclusões da análise que está a ser efetuada pelos técnicos do CIVISA, o SRPCBA tem preparada uma equipa com elementos deste serviço e com equipamento de telecomunicações para ser projetada para São Jorge", refere ainda o mesmo comunicado.

 

Apesar da ocorrência de dezenas de sismos de pequena magnitude (apenas dez foram sentidos atas às 14 horas locais), a Proteção Civil apela a que a população da ilha de São Jorge se que mantenha calma e que siga as informações e recomendações difundidas pelas autoridades.

 

 

Fonte: Diário de Notícias, 21 março 2022