Notícia -A A +A

Rede Escola Azul pretende aproximar os oceanos dos mais novos - Notícia OVGA 27-02-2018

 

Lançamento do programa em Matosinhos pela Ministra do Mar Ana Paula Vitorino

      Coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar, tutelada pelo Ministério do Mar, o programa Escola Azul pretende contribuir para o aumento do conhecimento que os mais novos têm sobre os oceanos bem como para a sua sensibilização sobre as questões atuais sobre os oceanos.

    Lançado em Matosinhos (que possui uma das escola-piloto) e já está presente em 48 escolas, pretendendo-se que o projeto seja também aplicado nas escolas dos Açores. Totaliza já cerca de 6500 alunos desde o ensino pré-escolar até ao 12º ano.

    Este programa foi criado com o propósito de estimular e distinguir as escolas portuguesas que realizam trabalhos ligados ao mar, articulando com os diferentes projetos de literacia do oceano desenvolvidos por todo o território nacional. No final pretende-se que os alunos tenham ferramentas para melhor compreender os oceanos, comunicar sobre eles e fazer algo em relação ao seu futuro.

     Cada escola necessita de criar um projeto educativo sobre o oceano que quer realizar e esse projeto terá a duração de dois anos, havendo vários requisitos que devem ser consultados no site oficial escolaazul.pt.

     De momento a Escola Azul tem 31 entidades parceiras ligadas ao setor do mar, havendo, ainda, comissões regionais no Alentejo e nos Açores, por exemplo.

 

 

Fonte: Jornal Público