Notícia -A A +A

Professora Doutora Raquel Soeiro de Brito, Sócia-honorária do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, foi condecorada - Notícia OVGA (B) – 25-07-2017

 

 

Raquel Soeiro de Brito foi homenageada pelo Governo da República, entre outras 17 personalidades, com a Medalha de Mérito Científico.

A Medalha de Mérito Científico distingue personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal. A homenagem teve lugar durante a abertura do último Encontro Nacional com a Ciência e Tecnologia, o Ciência 2017, e incluiu um lote de 17 personalidades portuguesas e estrangeiras.

Doutorou-se em Geografia pela Universidade de Lisboa em 1955. Entre 1960 - 1962 foi Professora Associada e entre 1966 – 1967 foi Professora Catedrática no Instituto Superior de Ciências Socais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, onde exerceu também as funções de Presidente da Comissão Diretiva.

Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para além de Professora Catedrática, exerceu várias vezes as funções de Vice-Diretora.

Fundou os Departamentos de: Antropologia, em 1977; Geografia e Planeamento Regional, em 1980; o Centro de Estudos e Geografia e Planeamento Regional; o Instituto de Dinâmica do Espaço. Foi também professora convidada das Universidades de Limoges e de Paris.

Como atividades científicas principais, para além da docência, contam-se inúmeras missões de estudo em todos os ex-territórios ultramarinos, a participação ativa em numerosas reuniões científicas (nacionais e estrangeiras), programas comunitários de Investigação e a publicação de várias dezenas de trabalhos científicos. Entre as várias distinções honoríficas nacionais e estrangeiras distingue-se a de Grande Oficial da Ordem de Sant’iago da Espada(1998).

 

Fonte: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores