Notícia -A A +A

País explora riqueza do 'novo petróleo' - Notícia OVGA 07-03-2018

Fonte: Correio da Manhã, 2018

 

Adenda OVGA:

O lítio tem tido uma procura muito elevada nos últimos anos, devido às suas inúmeras aplicações. Faz parte da composição de alguns minerais, como a lepidolite.

A lepidolite é um mineral com uma cristalografia do tipo monoclínica ou prismática, dependendo do polítipo. Os seus cristais podem ser encontrados em lâminas ou em prismas com contornos hexagonais, comumente agregados em escamosos grãos grossos ou finos.

A lepidolite é um fluossilicato de potássio, alumínio e lítio caraterizado pela sua clivagem micácea, apresentando, geralmente, uma cor rosa ou violácea, sendo um mineral relativamente raro.

É geralmente encontrada em diques de pegmatito, normalmente associada com outros minerais portadores de lítio como a turmalina rosa ou verde, ambligonite ou espodumena. O conteúdo de lítio na lepidolite vai desde 1.53% até ao valor máximo de 3.6%.

Mais de 60 produtos químicos de lítio apresentam aplicações tão diversas, tais como: vidro, cerâmica, medicina, baterias, chips de silício, etc.

O nome lepidolite deriva da palavra grega lepidos que significa ‘escama’.

Na área expositiva de minerais do OVGA existem belos exemplares de lepidolite que podem ser observados com muito pormenor.

Referências bibliográficas:

Dana J. e Dana E. (1960) Dana’s Manual of Mineralogy 17th Edition. New York

Klein C., e Dutrow B. (2008) Manual of Mineral Science 23rd Edition. USA

Velho J., Gomes C. e Romariz C. (1998) Minerais Industriais – Geologia, Propriedades, Tratamentos, Aplicações, Especificações, Produções e Mercados. Coimbra