Notícia -A A +A

OVGA lança “Um olhar sobre a fajã lávica dos Mosteiros” Notícia OVGA – 22/08/2018

No dia 28 de agosto, no perído compreendido entre as 10h00 e as 12h00, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) irá realizar uma ação no Miradouro do Escalvado, com vista sobre a Fajã Lávica dos Mosteiros. Esta atividade Ciência Viva no Verão intitulada “Um olhar sobre a fajã lávica dos Mosteiros” pretende ir ao encontro do público que visita este miradouro e dará a conhecer as singularidades geológicas e vulcanológicas deste local.

A zona dos Mosteiros é um local geologicamente muito interessante, quer pela diversidade de materiais vulcânicos, quer pelas suas zonas termais, ou pelos seus ilhéus que marcam e definem esta paisagem única. Assim, serão observadas estruturas do tipo stromboliano, basálticas, domos e agulhas de composição traquítica, diversos tipos de cinzas e de outros materiais de projeção vulcânica, basálticos e traquíticos, pequenas parcelas onde se evidencia a génese da fajã dos Mosteiros, bem como pontos termais.

Os peritos do OVGA estarão disponíveis para esclarecerem os diversos participantes na nomenclatura dos vários materiais, bem como as suas idades, caso seja possível.

Serão realizadas várias sessões com cerca de 15-20 min. Esta ação é gratuita e não requer inscrição prévia. Coordenadas do Miradouro - 37º52’14’’N 25º50’26’’W.

 

FONTE: Nuno Dias Pereira