Notícia -A A +A

OVGA inicia comemorações do Mês da Ciência com “Dia Aberto” - Notícia OVGA B 31-10-2019

OVGA – “hall” de entrada

 

Inserido nas comemorações do Mês da Cultura Científica, que se realiza em novembro, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico (OVGA), situado na cidade de Lagoa,  irá proporcionar a todos os interessados um “Dia Aberto”. Esta iniciativa decorrerá no dia 4 de novembro, entre as 10h00e as 16h30, e o público que se deslocar às instalações do OVGA, neste período, terá a oportunidade de visitar as diversas exposições patentes neste Centro de Ciência da Rede de Centros de Ciência dos Açores. Esta visita inclui conteúdos expositivos relacionados com Vulcanismo e Geologia dos Açores, mineralogia e paleontologia, sendo a entrada livre.

Este mês dedicado à ciência, inclui o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), em homenagem a Rómulo de Carvalho, famoso professor, metodólogo, investigador e autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão. Segundo Mariano Gago, no jornal “Público” de 24 de Novembro de 1996, ano em que foi instituído, tal dia deverá ser «momento privilegiado, todos os anos, de balanço, de reflexão e de ação sobre o papel do conhecimento no nosso futuro».

O Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores é uma associação geológica, sem fins lucrativos, que se dedica à divulgação da vulcanologia, da sismologia, da geotermia e dos geoambientes, nomeadamente dos Açores. Além das atividades divulgativas, para o meio escolar e público generalista, o OVGA, estatutariamente, insere alguns laboratórios de pesquisa científica, em cooperação com entidades nacionais e estrangeiras.

Exposição: Evolução – Resposta a um planeta em mudança. (Coleção FRCT)

O “Mês da Ciência” é uma iniciativa da Direção Regional da Ciência e Tecnologia em colaboração com a RECCA – Rede de Centros de Ciência dos Açores.

 

Fonte: OVGA