Notícia -A A +A

OVGA GeoPostal N.5 - Corrente de lava pahoehoe do Vulcão Kilauea

Típica corrente de lava pahoehoe do Vulcão Kilauea (Estado do Havai): basálticas s.l., muito fluidas, de delgadas espessuras, desenvolvendo-se ao longo de dezenas de quilómetros. 1 – lavas em fusão; 2 – lavas arrefecidas, encordoadas.

Localização aproximada:

Caraterísticas

Localizado a sudeste da ilha do Havai (a Big Island), o Kīlauea é o vulcão mais jovem desta ilha. Topograficamente, o Kīlauea aparece apenas como uma protuberância no flanco sudeste de Mauna Loa, pelo que, durante muitos anos, pensava-se que Kīlauea fosse um satélite do seu vizinho gigante e não um vulcão individualizado. No entanto, pesquisas realizadas nas últimas décadas demostram claramente que o Kīlauea possui a sua própria câmara magmática, que se estende para a superfície desde os 60 km de profundidade. Na verdade, o cume do Kīlauea encontra-se numa linha curva de vulcões que inclui o Mauna Kea e o Kohala, excluindo o Mauna Loa.

Os havaianos usavam a palavra Kīlauea apenas para se referir à caldeira do cume, mas os cientistas, ao longo do tempo, estenderam o nome para incluir todo o complexo vulcânico.

Kīlauea é a “casa” de Pelé, a deusa dos vulcões havaianos. Cânticos havaianos e tradições relatam muitas erupções fomentadas por uma Pelé irritada, antes do primeiro europeu chegar à ilha, o missionário Rev. William Ellis, que alcançou o seu cume em 1823.

Latitude: 19.421° N
Longitude: 155.287° W
Elevação: 1,222 (m)
Tipo de vulcão: Escudo (= shield volcano, o oposto a composite volcano)
Composição principal: Basalto de diversas variedades
Erupção mais recente: A decorrer (desde há cerca de 12 anos)
Cidades próximas: Volcano, Pāhoa, Kalapana, Mountain View
Ameaça vulcânica potencial:Muito elevada

Erupções

A caldeira foi um local de atividade praticamente contínua durante o século XIX e princípio do século XX. Desde 1952 ocorreram 34 erupções, e desde janeiro de 1983 que a atividade eruptiva tem sido praticamente contínua. Em março de 2008, surgiu uma abertura na cratera Halema'uma'u no cume do vulcão, cume este que abriga um lago de lava frequentemente ativo que emite uma “pluma” de gases vigorosos (SO2, SO3, H2S, CO2, metano, etc.). O Kīlauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e pode mesmo ser considerado como o mais ativo.

 

Fonte: USGS e Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores