Notícia -A A +A

OVGA GeoPostal N.º6 - Formações basálticas prismáticas subaquáticas (Tenerife)

Formações basálticas prismáticas subaquáticas em Tenerife

Parece a obra de um artista, mas na verdade foi a natureza que criou este monumento natural. Trata-se de uma formação basáltica subaquática com idade aproximada entre os 500 000 anos – 1 Milhão de anos e localiza-se a norte da ilha de Tenerife no arquipélago das Canárias. Denomina-se escoada lávica com disjunção colunar e forma-se quando um espesso fluxo de lava basáltica arrefece bruscamente, dividindo-se em formas prismáticas quase verticais de arrefecimento por contração.

O fenómeno é mais comum em terra, mas pode ocorrer em lagos, ribeiras, no oceano ou sob glaciares. Trata-se de um processo de contração lávica em determinadas condições termodinâmicas, invulgares. A lava contraindo-se gera fraturas (denominadas diaclases), que seguem um padrão regular em geometria prismática, geralmente hexagonal. Também podem surgir com aspeto pentagonal.

No século XIX foram metaforicamente descritas, na Escócia, como “calçadas de gigantes”. Existem exemplos interessantes na Madeira, nas Canárias e em diversas ilhas açorianas.

Rocha dos Bordões - Ilha das Flores, Açores

Fontes: Biblioteca do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores