Notícia -A A +A

OVGA ESTEVE “AO LEME COM A CIÊNCIA”

 

Notícia OVGA 01-09-2020

 

No dia 31 de agosto o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) colaborou na ação“Ao leme com a ciência” que consistiu numa expedição de barco, desde a Marina de Ponta Delgada até ao Ilhéu de Vila Franca do Campo. Esta atividade inserida no programa Ciência Viva no Verão, organizada pelo Expolab, contou ainda com a colaboração da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Ao longo do trajeto marítimo, que abrangeu os Complexos Vulcânicos dos Picos e do Fogo, os técnicos do OVGA explicaram as formações geológicas que iam sendo observadas ao longo do percurso, nomeadamente, lavas encordoadas e lavas escoriáceas, filões e filonetes costeiros, ilhéus surtseyanos de Rosto de Cão e Vila Franca do Campo, areias anegradas das Praias das Milícias e do Pópulo, Fajã Lávica da Caloura, entre outras.

Esta ação contou com a presença de cerca de 20 participantes que receberam um documento, elaborado pelo OVGA,  contendo o trajeto marítimo delineado, sinalização dos pontos de interesse e a carta vulcanológica sintética de S. Miguel.

FONTE: OVGA