Notícia -A A +A

OVGA dinamiza “Kit” Fósseis na EBS Vila Franca do Campo - Notícia OVGA 15-01-2018

O Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) apresentou o ‘Kit’ Fósseis, no dia 12 de janeiro, na Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo.

Com este “Kit”, desenvolvido pelo OVGA, os alunos tiveram a oportunidade de ver uma apresentação sobre como se formam os fósseis e qual a importância do seu estudo para a compreensão da história da Terra, bem como puderam explorar ao vivo os diferentes tipos de fossilização que existem.

Numa parte mais prática da sessão, em que é realizado um trabalho de grupo, os alunos exploraram fósseis reais, como por exemplo um ovo de dinossauro, trilobites, amonites, insetos em âmbar, etc., observando as suas caraterísticas e datando-os com o auxílio de uma coluna estratigráfica. Tais exemplares exibidos são muito raros nas escolas secundárias dos Açores.

Durante a sessão os alunos foram sempre colocando questões e curiosidades aos peritos do OVGA (Nuno Pereira e Pedro Correia) sobre este tema, que faz parte do programa do 7º ano da disciplina de Ciências Naturais.

O OVGA já tem agendadas mais sessões como esta durante o ano letivo, tanto em Vila Franca do Campo, como em outras escolas da ilha de S. Miguel.

 

Fonte: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores