Notícia -A A +A

OVGA colabora com HDES - Notícia OVGA 05-09-2018

Ao longo da semana os técnicos do OVGA – Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores colaboraram com especialistas em Nutrição do Hospital de Ponta Delgada, desenvolvendo ações pedagógicas junto de uma turma do Dr. Rui César, organizador das 13ªs Jornadas de Diabetologia.

Adultos e demais jovens basearam-se em instalações do Liceu Antero de Quental e dali partiram para diversas atividades formativas no âmbito dos exercícios físicos e da alimentação regrada. A turma também realizou observações de cetáceos e executou diversos percursos que visaram a aplicação de variados conhecimentos de proteção médica.

Uma das últimas actividades consistiu no calcorrear do caminho entre a Vista do Rei e o miradouro do Torrão Branco, nas bordaduras da caldeira das Sete Cidades, onde os especialistas Victor Forjaz e Nuno Dias Pereira explicaram como se formaram as camadas brancas de pedra-pomes, em 1439, vindas da erupção do vizinho Pico do Alferes.

O Torrão Branco, a sudoeste do campo de chá da Seara, foi usado, durante décadas, como zona de extração de pó de pedra-pomes, produto natural usado na limpeza de artigos caseiros (cutelaria, tachos, barricas e algumas ferragens).

Do miradouro do Torrão Branco ainda se avistam os ilhéus dos Mosteiros (um bom exemplo sobre a génese das ilhas) e a fajã lávica do mesmo nome.

Na área da Lagoa Azul os especialistas hospitalares promoveram exercícios sob a forma de “pedipaper”, com a atribuição de prémios e de menções.

As 1ªs Jornadas realizaram-se na ilha de Santa Maria, há 17 anos, sendo uma das mais saudáveis actividades junto de doentes insulinodependentes, com repercussões no dia a dia de centenas de diabéticos. O Serviço de Medicina Interna do Hospital de Ponta Delgada também tem organizado congressos e seminários que recorrem ao ensino das ciências vulcanológicas como tema cultural.

 

FIM DA INFOPRESS