Notícia -A A +A

OVGA CELEBRA DIA MUNDIAL DA TERRA COM “VOLCANOWATCHING” NA ÁREA DOS MOSTEIROS - Notícia OVGA 19-04-2018

 

Fajã dos Mosteiros: Vista do Miradouro do Escalvado

Celebrando o Dia Mundial da Terra que mundialmente se comemora a 22 de abril, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA), como Centro de Ciência da DRCT, irá realizar uma ação de divulgação científica, gratuita, de “volcanowatching", na zona dos Mosteiros, uma das mais emblemáticas geopaisagens dos Açores, nomeadamente do Complexo Vulcânico das Sete Cidades. Esta ação acontecerá no dia 23 de abril (segunda-feira) às 14h30, tendo como ponto de partida o conhecido Miradouro do Escalvado (Coordenadas GPS 37°87´14.35´´N, 25°84´12.75´´W).

A zona dos Mosteiros é um local geologicamente muito interessante, quer pela diversidade de materiais vulcânicos, quer pelas suas zonas termais, ou pelos seus ilhéus que marcam e definem esta paisagem única.

Esta ação, que requer inscrição prévia, decorrerá entre as 14h30 e as 17h30 e será guiada por especialistas do citado Observatório. As inscrições poderão ser efetuadas através dos números 296965376 e 916685006 – Nuno Dias Pereira e Pedro Correia.

Assim, serão observadas estruturas do tipo stromboliano, basálticas, domos e agulhas de composição traquítica, diversos tipos de cinzas e de outros materiais de projeção vulcânica, basálticos e traquíticos, pequenas parcelas onde se evidencia a génese da fajã dos Mosteiros, bem como pontos termais. Os peritos do OVGA estarão disponíveis para esclarecerem os diversos participantes na nomenclatura dos vários materiais, bem como as suas idades, caso seja possível.

O Dia Mundial da Terra foi criado em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson com o objetivo de alertar para os problemas da poluição do ar e da água, para a conservação da biodiversidade e outras questões ambientais.

Fonte: OVGA