Notícia -A A +A

Os 11 desastres naturais mais mortíferos da História - Notícia OVGA 04-04-2018

Photo Credit: Universal History Archive/UIG/Getty

Desde o surgimento da espécie humana que têm acontecido violentos desastres naturais no nosso planeta, mas a contagem total de mortes dos desastres mais antigos perdeu-se na história. Acredita-se, por exemplo, que a ilha mediterrânea de Stroggli tenha sido completamente destruída por uma erupção vulcânica e consequente tsunami que erradicou toda a civilização minoica por volta de 1500 a.C. Quantas vidas se perderam? Nunca saberemos.

Para os desastres mais recentes, os historiadores podem, pelo menos, fazer estimativas. Os 11 desastres a seguir descritos são os mais mortíferos para os quais existem taxas de mortalidade razoavelmente precisas. A lição? Embora o caos de um desastre natural possa significar que é difícil estimar números exatos, os terramotos e as inundações são os desastres que mais provavelmente matam grandes faixas da população.

#11 – Terramoto de Aleppo (1138)

Photo Credit: Danny Alvarez/Shutterstock

A 11 de outubro de 1138, a terra sob a cidade síria começou a tremer. A cidade de Aleppo fica na confluência das placas árabes e africanas, sendo, por isso, propensa a tremores de terra. A magnitude do terramoto é desconhecida, mas os cronistas da época relataram que o centro da cidade entrou em colapso e as casas desmoronaram. O número de mortes deste terramoto é estimado em 230 mil.

Localização de Aleppo:

 

#10 – Terramoto do Haiti (2010)

Photo Credit: Danny Alvarez/Shutterstock

Um ano após o terramoto, o governo do Haiti estimou que o evento com magnitude 7,0 matou 230 mil pessoas; em janeiro de 2011, as autoridades subiram o número para 316 mil pessoas. Estes números são, no entanto, controversos. Um estudo de 2010 publicado na revista Medicine, Conflict and Survival colocou o número em cerca de 160 mil mortes. Um relatório preliminar de 2011 da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) referiu números ainda menores - entre 46 mil e 85 mil.

Muitos críticos das estimativas do Haiti argumentam que o governo reviu o número de mortos para garantir mais ajuda internacional. Do outro lado do argumento, o Columbia Journalism Review acusou a USAID de publicar o relatório para desacreditar o governo haitiano.

Localização do Haiti:

 

#9 – Terramoto e tsunami do Índico (2004)

Photo Credit: Kazuhiro Nogi/AFP/Getty

Um terramoto com magnitude 9,3 atingiu a costa oeste de Sumatra a 26 de dezembro de 2004, originando um tsunami que matou pessoas em 14 países diferentes. O total de mortos é estimado entre 230 mil e 280 mil pessoas. Em alguns lugares, especialmente na Indonésia, a onda do tsunami chegou a atingir os 30 metros de altura. A Indonésia teve o maior número de mortos de todos os países afetados, com 126 473 mortos confirmados e 93 943 desaparecidos, segundo dados oficiais do governo. Seguiu-se o Sri Lanka com um total de 36 594 mortos.

Localização de Sumatra:

 

#8 – Terramoto de Haiyuan (1920)

Photo Credit: whoi.edu

A 16 de dezembro de 1920, um forte terramoto atingiu Haiyuan, na China central. De acordo com um estudo de 2010, apresentado numa conferência em homenagem ao 90º aniversário do terramoto, 273 400 pessoas pereceram, a maioria soterrada em deslizamentos de terra causados ​​pela agitação do solo. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o terramoto foi provavelmente de magnitude 7,8 e foi sentido desde o Mar Amarelo atéa Província de Qinghai, no planalto tibetano. Os registos da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) mostram que o terramoto destruiu quatro cidades e soterrou outras cidades e aldeias.

Localização de Haiyuan:

 

#7 – Terramoto de Tangshan de 1976

Photo Credit: Print Collector/Getty

Às 3h42 do dia 28 de julho de 1976, a cidade chinesa de Tangshan e seus arredores foram abalados por um terramoto de magnitude 7,8. Tangshan, uma cidade industrial, tinha uma população de cerca de 1 milhão de pessoas, e o número oficial de mortos foi de 255 mil. Outras 700 mil pessoas ficaram feridas, de acordo com "O Grande Terramoto de Tangshan de 1976: Uma Anatomia do Desastre" (Pergamon Press, 1988). Muitos dos edifícios de Tangshan foram completamente destruídos, de acordo com relatos, e 150 mil pessoas conseguiram novas residências nos seis anos seguintes ao terramoto.

Localização da Tangshan:

 

#6 – Terramoto de Antioquia de 526

Photo Credit: Kazuhir Nogi/AFP/Getty

Como em todos os terramotos históricos, é difícil precisar o número de mortos no terramoto de 522 d.C. em Antioquia, atual Antáquia na Turquia. No entanto, o cronista grego John Malalas escreveu, na época, que cerca de 250 mil pessoas morreram quando o tremor atingiu a cidade bizantina em maio daquele ano. Malalas atribuiu o desastre à “ira de Deus” e relatou que os incêndios acabaram por destruir tudo em Antioquia. De acordo com um artigo de 2007 no The Medieval History Journal, o número de mortos era maior do que teria sido em outras épocas do ano, porque a cidade estava cheia de visitantes comemorando o Dia da Ascensão.

Localização de antiga Antioquia (atual Antáquia, Turquia):

 

#5 – Ciclone Coringa na Índia (1839) / Tufão Haiphong no Vietname (1881)

Photo Credit: Kazuhiro Nogi/AFP/Getty

O ciclone Coringa de 1839 atingiu a cidade portuária de Coringa a 25 de novembro, provocando uma tempestade com ondas de 12 metros, de acordo com a Divisão de Pesquisa de Oceanografia do Laboratório Oceanográfico e de Meteorologia da NOAA. Cerca de 20 mil navios foram destruídos, juntamente com a vida de cerca de 300 mil pessoas.

O número 5 da lista é também um tufão que atingiu Haiphong, no Vietname, a 8 de outubro de 1881. Calcula-se que a tempestade tenha matado cerca de 300 mil pessoas.

Localização de Coringa:

Localização do Vietname:

 

#4 – Ciclone Bhola no Bangladesh (1970)

Photo Credit: Larry Burrows/The LIFE Picture Collection/Getty

Outra tempestade que ceifou dezenas de milhares de vidas foi o ciclone Bhola a 12 de novembro de 1970. Esta tempestade atingiu o que é hoje o Bangladesh (então Paquistão Oriental), empurrando uma tempestade de 20 pés que se afunilou sobre os terrenos baixos da Baía de Bengala, causando grandes inundações.

Um relatório de 1971 do Centro Nacional de Furacões e do Departamento Meteorológico do Paquistão reconheceu o desafio de estimar com precisão o número de mortos, especialmente devido ao influxo de trabalhadores sazonais que estavam na área para a colheita de arroz. No entanto, a maioria das estimativas coloca a perda de vidas do ciclone Bhola em 300 mil no extremo inferior, variando até 500 mil.

Localização do Bangladesh:

 

#3 – Terramoto de Shaanxi (1556)

Photo Credit: Print Collector/Getty

O terramoto mais mortífero da história atingiu a província chinesa de Shaanxi a 23 de janeiro de 1556. Conhecido como o Grande Terramoto de Jiajing, reduziu uma área de 1000 quilómetros quadrados a entulho, de acordo com os Museus de Ciência da China. Estima-se que 830 mil pessoas morreram quando suas casas desmoronaram e os incêndios se intensificaram após o terramoto. A magnitude exata do terramoto é desconhecida, mas os geofísicos modernos estimam que tenha tido magnitude 8.

Localização de Shaanxi:

 

#2 – Inundação do Rio Huang He (Rio Amarelo) na China (1887)

Photo Credit: Print Collector/Getty

No final da década de 1880, o rio Huang He (Rio Amarelo) na China estava precariamente situado muito acima da maior parte da terra ao seu redor, graças a uma série de diques construídos para conter o rio que fluía através das terras da China central. Com o tempo, estes diques sofreram assoreamento, elevando gradualmente a água do rio. Quando as fortes chuvas inundaram o rio em setembro de 1887, a água espalhou-se sobre os diques nas terras baixas circundantes, inundando 5 000 milhas quadradas (12 949 quilómetros quadrados), de acordo com a "Enciclopédia de Desastres: Catástrofes Ambientais e Tragédias Humanas" (Greenwood Publishing Group, 2008). O número estimado de mortos da inundação é de 900.000.

Localização do Rio Amarelo:

 

#1 – Inundações na China Central (1931)

Photo Credit: AFP/Getty

O desastre natural mais mortífero da história é provavelmente a grande inundação da China Central em 1931. Em julho e agosto daquele ano, o rio Yangtze transbordou as suas margens após dias de fortes chuvas. De acordo com "The Nature of Disaster in China: The 1931 Yangzi River Flood" (Cambridge University Press, 2018), a inundação inundou quase 70 000 milhas quadradas (180 000 quilómetros quadrados) e transformou o Yangzi num aparente lago gigante ou oceano.

As estimativas do total de mortes variam, mas os números oficiais do governo estimam que o número de mortos seja de cerca de 2 milhões, embora outros, incluindo a NOAA, dizem que pode ter chegado a 3,7 milhões de pessoas.

Localização do rio Yangtze:

Fonte: livescience.com

Organização: Pedro Correia/OVGA