Notícia -A A +A

Os 10 lagos mais bonitos de Itália - Notícia OVGA 04-09-2017

A Itália é um país repleto de atrações turísticas para todos os gostos, desde cidades medievais a uma natureza exuberante. Entre as suas belezas naturais, os lagos merecem atenção especial. A maioria deles está localizado no norte do país, um destino de férias perfeito para quem procura um clima mais ameno e não abre mão de paisagens exuberantes. Conheça os 10 lagos mais bonitos de Itália.

 

Nº10 – Lago Bolsena

Se ficar hospedado numa das colinas com vista para o Lago Bolsena, sentir-se-á dentro de um sonho. Localizado no centro de Itália, este lago é lar de várias ilhas, sendo Bisentia a maior delas, com ruínas etruscas e lindas igrejas, bem como uma praia com areia vulcânica escura. Se estiver numa viagem saindo de Roma em direção à Toscana, o Lago Bolsena é um ótimo lugar para uma paragem com vista panorâmica.

Nº9 – Lago di Ledro

Se este é um dos mais pequenos lagos italianos em termos de tamanho, é um dos maiores no diz respeito a beleza. Rodeado por florestas, o Ledro é um lago alpino localizado na região de Trentino, e as suas águas no verão ficam quentes, ótimas para nadar. O Ledro é mais conhecido por uma série de achados arqueológicos que surgiram quando o nível da água baixou após a construção de uma barragem.

Nº8 – Lago de Lugano

Este lago situa-se na fronteira de Itália com a Suíça, ou seja, tem o “dobro” de beleza, com uma vista maravilhosa para os Alpes, independentemente da direção que o visitante esteja. Faça um passeio de barco no lago ou apanhe o elétrico até ao topo da montanha para apreciar vistas panorâmicas. A pesca é também uma opção para os apreciadores desta prática desportiva.

Nº7 – Lago Trasimeno

Localizado na região da Úmbria, no centro de Itália, este lago salino tem apenas 4.8 m de profundidade máxima. No ano 217 a.C., o famoso general e estadista cartaginês Aníbal executou a maior emboscada militar na história, quando o seu exército matou 15 mil soldados romanos e capturou mais 15 mil. Várias fortificações que rodeiam o lago ainda lá estão para comprovar esse passado turbulento e a sua posição estratégica. Se aprecia vinho, há muitas vinhas para visitar nesta zona.

Nº6 – Lago de Bracciano

Localizado próximo de Roma, este lago é perfeito para quem gosta de desportos aquáticos, pois oferece várias opções como mergulho, pesca, canoagem, windsurf e natação. Veleiros com capacidade máxima de 4 pessoas também são permitidos. Se visitar o lago certifique-se de passear pelo belo castelo de Bracciano, onde os famosos atores Tom Cruise e Katie Holmes se casaram, assim como a herdeira da Fórmula 1, Petra Ecclestone.

Nº5 – Lago de Iseo

Rodeado por exuberantes florestas e vinhas, este lago do norte de Itália é considerado uma joia escondida entre os lagos de Itália. É muito mais “silencioso” do que os lagos maiores e possui uma linda e calma ilha no centro onde se pode descansar, livre de automóveis. Se visitar o Monte Isola, pode até passear a cavalo.

Nº4 – Lago Orta

“Encantador” e “joia secreta” são alguns dos adjetivos usados para descrever o Lago Orta. Além de maravilhoso, tem a atração Isola San Giulio, uma simpática ilha no meio das suas águas. Caso a visite, não deixe de visitar a basílica e o mercado central, que data do século XII. Este lago localiza-se em Piemonte, a uma hora de distância de Milão.

Nº3 – Lago Maggiore

Conhecido como “Lago Maior”, também localiza-se na fronteira com a Suíça. A costa norte é cercada pelos Alpes do Sul mas possui um clima mais mediterrânico. Visite-o na primavera, quando possui lindas flores coloridas e apanhe o teleférico Mottarone nas montanhas para uma vista deslumbrante deste lago com 64 km de extensão. Os cruzeiros de barco e os passeios de bicicleta também são populares entre os turistas.

Nº2 – Lago de Garda

Criado por um movimento glacial, o Garda é o maior lago de Itália. Várias ilhas estão localizadas nele, sendo Isola del Garda a mais notável de todas. Durante o século XIII, São Francisco de Assis fundou uma ermida nas rochas e nas cavernas da ilha. As margens do lago têm laranjeiras e limoeiros e as montanhas ao longe têm vistas espetaculares.

Nº1 – Lago de Como

Este é o lago mais famoso de Itália e também o mais glamoroso. Para se ter uma ideia, o ator de Hollywood George Clooney é proprietário de uma villa com vista para o lago, assim como outras celebridades. Uma das villas mais famosas é a Villa Carlotta, concluída ainda no século XVIII. Hoje é um museu e um jardim botânico que merecem uma visita. Dirija-se à encantadora cidade de Como para saborear um gelado, que certamente será um dos melhores que provará na sua vida.

 

Fonte: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores