Notícia -A A +A

O mistério dos navios da II Guerra Mundial refletidos pela atividade vulcânica no Japão

Notícia OVGA 22-10-2021

Dezenas de navios surgiram depois de uma erupção subaquática em agosto, na ilha onde foi travada a sangrenta batalha de Iwo Jima (imagem: ANN News).

 

A atividade do vulcão subaquático Fukutoku-Okanoba, localizado a cinco quilómetros da ilha japonesa de Iōtō, anteriormente conhecida como Iwo Jima, descobriu mais de uma dúzia de navios afundados durante a Segunda Guerra Mundial.

A erupção e a atividade sísmica neste ponto das Ilhas Ogasawara, durante o mês de agosto, levaram à criação de uma ilhota de material vulcânico e retirou esses navios da água.

No vídeo abaixo, com imagens gravadas por uma equipa que sobrevoou a área, podemos ver os navios a aparecer à superfície.

https://twitter.com/i/status/1450515617606422535

Apesar das especulações sobre a origem dos navios, vários meios de comunicação britânicos sugerem que os barcos que surgiram são, na verdade, navios de transporte japoneses capturados pelos americanos durante a batalha crucial de Iwo Jima em 1945, e que poderão ter sido usados ​​como um quebra-mar para o construção de um porto estratégico na ilha.

 

Fonte: Sic Notícias, 21 outubro 2021