Notícia -A A +A

Notícia OVGA 13/04/2017 - Jornais açorianos destacam atividade OVGA – Dia Mundial da Terra na Fajã Lávica da Ferraria

Notícia OVGA – 13/04/2017

Jornais açorianos destacam atividade OVGA – Dia Mundial da Terra na Fajã Lávica da Ferraria

Observatório Vulcanológico celebra Dia Mundial da Terra na fajã lávica da Ferraria nos Ginetes

Categoria: Destaques

Criado em 19-04-2017

Escrito por CA

Celebrando o Dia Mundial da Terra, sábado dia 22 de Abril, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) irá realizar uma ação geoturística, gratuita, de “volcanowatching, na fajã lávica da Ferraria uma das mais emblemáticas geopaisagens dos Açores, nomeadamente do Complexo Vulcânico das Sete Cidades. 
Esta ação procura ir ao encontro de um público de turistas e de habitantes locais que se entusiasmam cada vez mais pelo conhecimento do vulcanismo que ocorre nos Açores.

A Ferraria é um local invulgar local quer pelas juventude dos seus materiais vulcânicos mas também por ser uma das raras zonas termais da antiga ilha das Sete Cidades, também um emblemática área que permitiu o crescimento da ilha de S. Miguel para poente, tornando-a assim a mais longa do arquipélago. 
Por este meio o OVGA convida o público, em geral, a estar presente tendo assim a oportunidade de melhor conhecer aquele território bio-geológica e ecologicamente protegido, desde alguns anos. 

As lavas basálticas que formaram a formosa fajã em delta da Ferraria geraram-se no Pico das Camarinhas --- um cone tipicamente do tipo stromboliano coberto de urzes - e brotaram há cerca de 800 a 900 anos de uma fratura geológica que se encaminha da antiga ilha Sabrina de 1811 para o topo da caldeira das Sete Cidades. O OVGA elucida que o ponto de encontro será no exterior do edifício das termas – Coordenadas GPS 37°51´38.16´´N, 25°51´8.49´´W. Esta ação, que não requer inscrição prévia, decorrerá entre as 15h00 e as 18h00 e será guiada por 1 especialista  do OVGA, em várias sessões de cerca de 15 min acompanhadas de folhetos explicativos. 
O dia Mundial da Terra foi criado em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson com o objetivo de alertar para os problemas da poluição do ar e da água, para a conservação da biodiversidade e outras questões ambientais.

 

FONTE: Correio dos Açores

 

 

 

FONTE: Diário dos Açores

 

FONTE: Açoriano Oriental