Notícia -A A +A

Notícia OVGA 03/05/2017 - OVGA colabora com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBI Lagoa, em atividade na “Janela do Inferno”

OVGA colabora com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBI Lagoa, em atividade na “Janela do Inferno"

Alguns momentos do passeio pedagógico à “Janela do Inferno”. Fotos – CML

A convite da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Integrada de Lagoa (APEEEBIL), o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) colaborou, no dia 29 de abril, num passeio pedagógico à “Janela do Inferno”,que corresponde ao primeiro trilho homologado do concelho de Lagoa – Rota da Água – Janela do Inferno.

O percurso estendeu-se por 7,5 km passando por levadas de água, tubagens antigas de barro, túneis e aquedutos, e toda uma variedade de recursos afetos às atividades dos agueiros que, neste concelho, têm, desde há muito, forte implementação. 

Esta atividade contou com a presença de mais de meia centena de participantes que receberam um folheto informativo do trilho, elaborado por este Centro da Rede Regional de Centros de Ciência.

Ao longo do percurso um técnico do OVGA deu informações sobre o Vulcanismo e Geologia deste local e referiu a função/ utilização dos túneis e aquedutos. Neste passeio, também, foram observadas várias nascentes de água do tipo “aquíferos suspensos”, brotando da base de escoadas de rochas lávicas traquíticas.

 

O OVGA agradece o convite da APEEEBIL e espera poder colaborar em outras iniciativas deste género.