Notícia -A A +A

Notícia OVGA – 13/04/2017 (B) Faleceu o Vulcanólogo Britaldo Rodrigues

Doutoramento Honoris Causa na Universidade dos Açores do célebre Vulcanólogo Haroun Tazieff, a 31.jan.1995. Da esquerda para a direita os Professores Doutores Machado Pires, H. Tazieff, A. Martins e Britaldo Rodrigues.

 

Após um período de dolorosa doença faleceu em Lisboa, na Clinica de Carnaxide o Catedrático Professor Doutor Britaldo Normando de Oliveira Rodrigues, Académico Emérito da Academia de Ciências de Lisboa e antigo Diretor do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores.

Britaldo Rodrigues Licenciou-se em Ciências Geológicas na Faculdade de Ciências de Lisboa e duramente largos anos dedicou-se ao estudo dos maciços subvulcânicos de Angola. Regressou à Universidade de Lisboa pouco antes da Revolução de 25 de abril, ali se doutorando e lecionando diversas disciplinas no domínio das Petrologias e das Mineralogias.

O Reitor da Universidade dos Açores José Enes convidou-o a dirigir o novo departamento de Geociências do Arquipélago, tarefa que desempenhou durante alguns anos com o Professor Victor Forjaz seu colega e sucessor. Entretanto, ocupou a posição de Secretário de Estado do Ensino Superior dum Governo Mário Soares, ali desempenhando papel de grande reconhecimento pelo avanço da investigação científica pura e aplicada.

Mais tarde, a convite do Governo Mota Amaral regressa aos Açores ali ocupando a posição de Presidente da empresa geotérmica SOGEO (que se encontrava em situação de pré-falência).

Britaldo Rodrigues convidou para seu Diretor Técnico o Professor Victor Forjaz perito em Ciências Geotérmicas. Ambos, até ao ano de 1999 conseguiram recuperar o polémico projeto geotérmico de uma anunciada falência, e desse modo, a Geotermia vingou e tornou-se a estrela do avanço tecnológico dos Açores.

Britaldo Rodrigues publicou dezenas de trabalhos científicos sobre os Açores e com Victor-Hugo Forjaz foi cofundador da Rede Europeia de Vulcanologia, agregando Portugal, Espanha, Itália, Grécia, França, Reino Unido e Islândia. Dessa difícil congregação resultaram diversos projetos de interesse nacional, frequentemente realçados em diversas academias europeias.

Há um ano a Academia de Ciências de Lisboa elegeu Britaldo Rodrigues como seu Académico Emérito, posição raramente obtida naquela instituição nacional.

Os Açores devem à equipa Britaldo Rodrigues modernos trabalhos de cartografia vulcanológica, bem como notáveis comunicações em revistas científicas internacionais.

 

Fim da Infopress