Notícia -A A +A

Notícia 11/05/2017 - DIA DA MARINHA

O MUSEU CARLOS MACHADO CONVIDA PARA A COMEMORAÇÃO DO

 

DIA DA MARINHA

  

TERÇA, 16 DE MAIO   18h   NÚCLEO DE ARTE SACRA

 

“MAR NOSTRUM”

 

O Museu Carlos Machado associa-se ao Comando da Zona Marítima dos Açores para evocar o dia da Marinha, com um percurso temático no dia 16 de maio, às 18h, no núcleo de Arte Sacra.

A partir de 20 peças do acervo, assinaladas especialmente para a ocasião, o Museu homenageia a Marinha Portuguesa, evocando o mar que nos rodeia e que nos define enquanto arquipélago.

As peças que pontuam o circuito expositivo procuram espelhar a diversidade do acervo do Museu e, em simultâneo, ilustrar as múltiplas relações que nos ligam ao mar. Assim, evocam-se os descobrimentos, a missionação além-mar, as batalhas marítimas, a exploração oceanográfica e a biodiversidade marinha.

Muito embora as peças escolhidas não estabeleçam entre elas nenhuma relação especial, ligam-se todas pelo facto de se relacionarem com o mar ou com feitos marítimos. Assim, não constituindo um percurso específico propriamente dito, as peças são um pretexto para olhar as coleções sob um outro prisma e convidar os visitantes para celebrar o Mar e todos os que dele fazem vocação e vida.

O Dia da Marinha, anteriormente celebrado a julho, desde 1998 realiza-se no mês de maio, em comemoração da chegada de Vasco da Cama a Calcutá, em 1498, naquela que foi a primeira ligação marítima entra a Europa e a Índia.