Notícia -A A +A

Nos EUA, uma nova aplicação móvel prevê a ocorrência de sismos antes de acontecerem - Notícia OVGA 10-04-2018

 

A app Quake Alert avisa previamente os utilizadores que um sismo vai ocorrer

Image credit: Early Warning Labs; Getty

No dia 5 de abril de 1918, um sismo de magnitude 5.3 ocorreu a 61 quilómetros da costa sul da Califórnia, mas várias pessoas souberam previamente que ia acontecer.

Quem tinha no seu smartphone a aplicação (beta) Quake Alert recebeu um aviso de 38 segundos antes de o sismo ocorrer às 12:29 da tarde (hora do Pacífico).

A app funciona devido a uma rede de sensores sísmicos que detetam ondas P – a primeira energia que é libertada num sismo, de acordo com a Early Warning Labs, uma empresa de Santa Mónica que trabalha com a USGS em sistemas de alertas antecipados. Estes sensores também detetam a localização e a intensidade do sismo.

Assim que as ondas P longitudinais (abreviação de ondas primárias) são detetadas, a app envia um aviso antes que as ondas S transversais (ondas secundárias, mais potentes) cheguem à superfície. Os avisos também são enviados a funcionários públicos de resposta a emergências médicas (locais e estatais), funcionários de infraestruturas (como tubagens de gás, sistemas de metro e centrais nucleares) e a outras empresas privadas e públicas, segundo o Early Warning Labs.

A app Quake Alert alertou os utilizadores, com sucesso, que ia ocorrer um sismo

Mesmo que sejam apenas alguns segundos, o aviso pode dar tempo às pessoas para se baixarem, cobrirem e segurarem antes que o sismo aconteça. Também pode avisar as pessoas que operam veículos ou equipamentos pesados ​​para desacelerar e parar, especialmente se estas estiveremprestes a conduzir no interior de um viaduto, túnel ou ponte.

Para além disso, o aviso antecipado pode dar tempo suficiente aos trabalhadores de emergências, incluindo bombeiros, para abrir as portas da estação

 

Fonte: livescience.com

Relator: Pedro Correia/OVGA