Notícia -A A +A

Impressionantes imagens do vulcão Kilauea, Havai (link com vídeo) - Notícia OVGA 21-06-2018

 

A mais recente fase eruptiva do vulcão Kilauea abriu mais de 20 novas fissuras na Big Island (Havai), emitindo lava e gases vulcânicos, forçando a evacuação de mais de 2000 pessoas e destruindo centenas de casas próximas da cidade de Pahoa.

Confira as imagens no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=WIk42ruTd4I&t=30s

 

Adenda OVGA:

Kīlauea (19°25'16" N 155°17'13" W)é o vulcão mais jovem e mais a sudeste da Big Island do Havai. Tem 1247m de altura emersa e, topograficamente, aparece como uma protuberância no flanco sudeste do vulcão Mauna Loa. Durante muitos anos foi considerado um mero satélite de seu vizinho gigante, e não um vulcão autónomo. No entanto, a pesquisa nas últimas décadas mostra claramente que Kīlauea tem a sua própria câmara magmática, localizada a mais de 60 km de profundidade.

Inicialmente os havaianos usavam a palavra Kīlauea apenas para se referir à caldeira do cume, mas os cientistas, com o tempo, estenderam o nome para incluir todo o vulcão.

A caldeira foi um local de atividade quase contínua durante o século XIX e parte inicial deste século. Desde 1952 houve 34 erupções, e desde janeiro de 1983 que a atividade eruptiva tem sido contínua ao longo da Zona do Rifte Este.

Kīlauea está entre os vulcões mais ativos do mundo e pode até mesmo estar no topo da lista. No OVGA podem ser observados diversos exemplares de lavas do Kilauea.

Localização do Kilauea:

Fonte: livescience

Relator: Pedro Correia (OVGA)