Notícia -A A +A

História do Mar Morto - Notícia OVGA 08-08-2017

O Mar Morto é um grande lago situado entre Israel, Palestina e Jordânia, sendo considerado o lugar mais baixo do planeta, pois encontra-se quase a 400 metros abaixo do nível do mar. A pressão atmosférica é a mais elevada do planeta, existindo neste lugar uma faixa de oxigénio 15% superior à que existe ao nível do mar.

As águas do Mar Morto possuem uma percentagem de sal que não tem comparação com nenhuma concentração de água salgada existente noutra parte do mundo. Isso também determina a presença de outros minerais que fazem com que a água tenha uma densidade tão viscosa como o azeite.

A concentração média de sais minerais no Mar Morto é de 280 g/l, enquanto a média geral do índice de salinização nos mares é de 35 g/l.

O nome Mar Morto foi dado em virtude do facto da grande quantidade de sal existente nas suas águas que não permite o desenvolvimento de nenhum tipo de vida.

Apesar de a vida não ser possível nestas condições, a fama das águas do Mar Morto é mundial, pelas caraterísticas terapêuticas dos seus 21 minerais, 12 dos quais não são encontrados em nenhum outro lugar.

Também é famoso o Mar Morto pelos seus mananciais térmicos e pela lama negra que é aplicada no corpo para limpeza da pele e melhoria da circulação sanguínea e da função respiratória.

Mas, além disso, a zona do Mar Morto possui uma situação climática muito especial pois a alta pressão atmosférica e a grande concentração de oxigénio no ar, maior que no resto do mundo, melhora a filtração de raios prejudiciais do sol e o curioso é que isso sucede numa zona desértica.

O Mar Morto tem 76 quilómetros de comprimento e uma largura máxima de 16 quilómetros. A sua superfície aproximada é de 1049 quilómetros quadrados.

O Mar Morto recebe as águas do Jordão que entra no lago desde o Norte. Também há outras correntes mais pequenas que desembocam no lago, principalmente desde Este.

Como as águas do Mar Morto não têm saída, o contributo de água doce vê-se reduzido pela grande evaporação que se produz nesta zona quente e desértica. Cada vez chega menos água potável ao Mar Morto porque é desviada para cultivos diversos.

As águas do Mar Morto no seu setor Norte têm uma profundidade de 396 metros. No Sul, porém, é pouco profundo, com menos de 6 metros.

Suspeita-se que nas profundezas do Mar Morto estejam as cidades perdidas de Sodoma e Gomorra, destruídas por Deus com uma chuva de fogo e enxofre devido à perversidade e depravação dos seus habitantes.

A Este do Mar Morto eleva-se a meseta de Moab que tem uma altura de 1340 metros sobre o nível do mar. A Oeste encontra-se a meseta da Judeia que não atinge metade dessa altura.

O Mar Morto é seis vezes mais salgado que os oceanos e devido a tão alta densidade é possível um corpo humano flutuar nele. Foi em En Gadi, um oásis nas margens do Mar Morto, que David se escondeu da ira do Rei Saul.

Adenda:

No Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores estão expostos diversos cristais de selenite provenientes do fundo do Mar Morto.