Notícia -A A +A

Erupção no cume do vulcão Kilauea completou 10 anos - Notícia 28-03-2018

No dia 19 de março de 2008,uma abertura surgiu na cratera do cume do vulcão Kilaueua, na ilha do Havai. Esta cratera possui um lago de lava que tem estado ativo desde então.

Veja aqui a evolução segundo os especialistas da USGS (link em baixo):

https://www.youtube.com/watch?v=jnAWnakYek8

 

Fonte: Observatório Vulcanológico dos Açores

 

Adenda OVGA:

Kīlauea (19°25'16" N 155°17'13" W) é o vulcão mais jovem e mais a sudeste da ilha de Havai. Tem 1.247m de altura e, topograficamente, aparece como uma protuberância no flanco sudeste do vulcão Mauna Loa. Durante muitos anos foi considerado um mero satélite de seu vizinho gigante, e não um vulcão separado. No entanto, a pesquisa nas últimas décadas mostra claramente que Kīlauea tem a sua própria câmara magmática, localizada a mais de 60 km de profundidade.

Inicialmente os havaianos usavam a palavra Kīlauea apenas para se referir à caldeira do cume, mas os cientistas, com o tempo, estenderam o nome para incluir todo o vulcão.

A caldeira foi um local de atividade quase contínua durante o século XIX e parte inicial deste século. Desde 1952 houve 34 erupções, e desde janeiro de 1983 que a atividade eruptiva tem sido contínua ao longo da Zona do Rifte Este.

Kīlauea está entre os vulcões mais ativos do mundo e pode até mesmo estar no topo da lista.

Localização: