Notícia -A A +A

Em São Miguel, descobertos dois novos minerais - Notícia OVGA 12-03-2020

O cientista italiano Marco Sturla, de Bergamo, enviou ao Diretor do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores a última descoberta mineralógica no vale das Lombadas, no Complexo Vulcânico do Fogo, ou seja, a existência de dois novos minerais – a richterite e a pseudobrookite. A richterite é assinalada pela primeira vez em Portugal correspondendo a uma anfíbola de sódio e cálcio. A pseudobrookite é assinalada pela segunda vez em território nacional. A descoberta da equipa do cientista Marco Sturla revela, uma vez mais, a importância mundial das jazidas de pedra-pomes da área das Lombadas onde surgem blocos de xenólitos sieníticos projetados durante erupções do estilo pliniano no Vulcão do Fogo e caldeira associada.

A colheita das amostras foi patrocinada pelo Observatório Vulcanológico e autorizada pela Direção Regional da Ciência em 2017.

Marco Sturla, em ligação com o cientista Luigi Chiappino, de Milão, fazem parte das equipas, altamente especializadas, que investigam mineralogia nos Açores, em ligação com o OVGA.

Victor Forjaz revela que descobertas zoológicas e botânicas são comuns em todo o mundo, mas que novas espécies mineralógicas são consideradas raras e incomuns.

Para a história da Mineralogia dos Açores já contribuíram com as descobertas da fogoíte (do Vulcão do Fogo, em 2017) e com a chiappinoíte (em homenagem a Luigi Chiappino), um raro silicato.

Nos anos 50, o Professor Alfredo Bensaúde, fundador do Instituto Superior Técnico, já assinalara na zona das Lombadas um mineral que apelidou de azorite. Mais tarde, verificou-se que tal mineral já existia em outras jazidas e que se denominava zircão.

As equipas Sturla e Chiappino têm as suas descobertas registadas nos mais conceituados laboratórios europeus e estadunidenses. Em ligação com o OVGA pretendem prosseguir com mais descobertas para o mundo difícil da Mineralogia.

 

 

Anexos:

  • Microfotografias de pseudobrookite e richterite
  • Carta Vulcanológica de São Miguel

 

Fonte: OVGA (12-03-2020)