Notícia -A A +A

Conferência internacional sobre a História da Construção Naval (em madeira e pós-madeira) - Notícia OVGA A 21-07-2017

 

A “Conferência Internacional sobre a História da Construção Naval (em madeira e pós-madeira)” decorrerá na Universidade Pîrî Reis em Tuzla – Istambul nos dias 10 e 11 de maio de 2018.

Os navios de madeira são veículos de aventuras, explorações e sonhos, e têm conectado as pessoas desde o Paleolítico, transportando mercadorias e ideias por todo o planeta. A história da construção naval faz parte da história da tecnologia, da história das ideias e da história das aventuras humanas. O estudo sobre a diversidade de veículos aquáticos, como foram inventados, aperfeiçoados e como evoluíram pelo mundo inteiro, é uma ocupação fascinante que visa entender a humanidade e as suas relações com a natureza, ofícios, ferramentas, materiais de construção, a criação e disseminação de conhecimento e das imensas possibilidades que um navio representa. Agora é altura de rever os avanços e as pesquisas no campo da construção naval para fornecer mais pistas para outras disciplinas interdisciplinares: história marítima e história global, antropologia, sociologia, arqueologia, cartografia e a história das ciências e das técnicas.

O objetivo desta conferência é criar uma plataforma internacional para a troca de conhecimento e experiência sobre a história da construção naval. A conferência também pretende estabelecer e manter um fórum duradouro onde pesquisadores e académicos de todo o mundo possam continuar a contribuir, de forma gratuita, para a compreensão de todos os aspetos da construção naval e do seu lugar na história humana.

Partes da conferência poderão decorrer a bordo do Navio da Universidade de Pîrî Reis (se disponível).

Já se encontra aberto o período para entrega de artigos para sessões na conferência.

Visite a página da conferência (http://shipbuilding2018.pirireia.edu.tr) para aceder ao Programa da Conferência e outros detalhes. Para qualquer questão, contate: Nazif Ozdagdeviren, Secretário da Conferência, pelo [email protected] ou pelo [email protected].

 

Fonte: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores