Notícia -A A +A

Cidade de Anchorage (Alasca) atingida por terramoto de magnitude 6.6 (Richter) - Notícia OVGA 04-12-2018

 

Vista sobre Anchorage.

Créditos: Wikipedia

 

Um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter abalou esta sexta-feira a cidade norte-americana de Anchorage, a maior do estado do Alasca. O Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu um alerta de tsunami para a região norte do estado, mas foi, entretanto, cancelado. O terramoto começou às 17h29 a 13 quilómetros para norte de Anchorage e a 40,9 quilómetros de profundidade. Desde então já foram registadas quatro réplicas, uma das quais com magnitude 5,8 e outra de 4,6 na escala de Richter.

Localização do epicentro do sismo.

Créditos: USGS

Há registo de danos estruturais nas cidades. Uma fotografia publicada por um utilizador do Twitter na página oficial do Serviço Geológico dos Estados Unidos mostra uma estrada rachada perto do Aeroporto Internacional Ted Stevens, a sete quilómetros do centro da cidade. 

Uma estrada destruída junto ao aeroporto de Anchorage, Alasca

Créditos: Foto Nathaniel Wilder / Reuters

Há prédios com fendas e lojas partidas em Anchorage, reportou um jornalista da Associated Press na cidade. Os estúdios do canal de televisão KTVA ficaram destruídos.

Créditos: @cassieschirmtv

 

O Centro Nacional de Aviso de Tsunamis emitiu três alertas. O primeiro surgiu depois do abalo principal — cuja magnitude foi atualizada dos 7,0 na escala de Richter para os 6,6 — e os outros dois foram emitidos por causa dos blocos de gelo que se quebraram dentro do oceano. O departamento da polícia de Anchorage pediu aos encarregados de educação que fossem buscar as crianças às escolas e levassem as famílias para sítios mais altos. Mas os alertas foram todos cancelados, entretanto.

 

Fonte: Observador; Livescience