Notícia -A A +A

Ciência Viva no Verão – OVGA “À descoberta da fajã lávica da Ferraria” - Notícia OVGA 23-07-2019

 

Inserida no programa Ciência Viva no Verão 2019, sexta-feira dia 26 de julho, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) irá realizar uma ação geoturística, gratuita, de volcanowatching na fajã lávica da Ferraria, uma das mais emblemáticas geopaisagens dos Açores, nomeadamente do Complexo Vulcânico das Sete Cidades.

Esta ação procura ir ao encontro de um público de turistas e de habitantes locais que se entusiasmam cada vez mais pelo conhecimento do vulcanismo que ocorre nos Açores.

A Ferraria é um local invulgar local quer pela juventude dos seus materiais vulcânicos, mas também por ser uma das raras zonas termais da antiga ilha das Sete Cidades, também uma emblemática área que permitiu o crescimento da ilha de S. Miguel para poente, tornando-a a mais longa do arquipélago.

Por este meio, o OVGA convida o público em geral a estar presente, tendo assim a oportunidade de melhor conhecer aquele território bio-geológico e ecologicamente protegido, desde há alguns anos.

As lavas basálticas que formaram a formosa fajã em delta da Ferraria geraram-se no Pico das Camarinhas --- um cone tipicamente do tipo stromboliano coberto de urzes --- e brotaram há cerca de 800 a 900 anos de uma fratura geológica que se encaminha da antiga ilha Sabrina de 1811 para o topo da caldeira das Sete Cidades.

O OVGA elucida que a ação decorrerá no Miradouro Ilha Sabrina, com uma vista privilegiada sobre a Fajã Lávica da Ferraria. Coordenadas GPS 37°51´38.16´´N, 25°51´8.49´´W. Esta ação, que não requer inscrição prévia, decorrerá entre as 10h30 e as 12h30 e será guiada por especialistas do OVGA, em várias sessões de cerca de 15 min acompanhadas de folhetos explicativos.

Fonte: OVGA