Notícia -A A +A

Açorianos no Mundo - Notícia OVGA B 07-02-2020

Caros sócios e amigos

É com gosto que, uma vez mais, levamos ao conhecimento de todos o instrumento recentemente criado para registar e mapear as comunidades açorianas, a plataforma “Açorianos no Mundo” - acorianosnomundo.azores.gov.pt - solicitando que a divulguem pelos vossos amigos e familiares.

Este site vai permitir a inscrição de todos os açorianos, por nascimento, ascendência, afinidade (casamento/união de facto) ou que tenham residido nos Açores por um período mínimo de 5 anos, e que actualmente residam fora da Região Autónoma dos Açores.

Ao registarem-se, poderão também apresentar a sua candidatura a Conselheiro da Diáspora Açoriana, se assim o desejarem, votar e escolher, por voto online, o(s) representante(s)  da sua área geográfica de residência  no Conselho da Diáspora Açoriana (CDA). Os açorianos registados no site serão notificados sobre a lista de candidatos da sua área de residência e da data do acto eleitoral.

O CDA, presidido pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, visa assegurar a participação, a colaboração e a auscultação dos açorianos no mundo, para a definição de objetivos comuns no projeto de desenvolvimento dos Açores, através do debate e da emissão de pareceres, de sugestões e de propostas relacionadas com a emigração e a diáspora açoriana. É composto por um total de 36 membros, dos quais 19 são conselheiros eleitos pelos açorianos da diáspora, para representar e defender os interesses das suas comunidades junto do Governo da Região Autónoma dos Açores:

- 1 da Bermuda;

- 5 do Brasil:

. 1 do Rio Grande do Sul;

. 1  do Rio de Janeiro;

. 1 de Santa Catarina;

. 1 de São Paulo;

. 1 dos restantes estados brasileiros;

- 5 representantes do Canadá:

. 1 de British Columbia;

. 1 de Manitoba;

. 1 do Ontário;

. 1 do Quebeque;

. 1 das restantes províncias e territórios canadianos;

- 5 representantes dos E.U.A.:

. 1 da Califórnia;

. 1 de Massachusetts;

. 1 de Rhode Island;

. 2 dos restantes estados americanos;

- 1 representante do Uruguai;

- 1 representante do continente português e da Região Autónoma da Madeira;

- 1 representante do resto do mundo.

 

Naquele site, poderão ainda obter informações diversas sobre este projeto e sobre o respetivo registo.

 

Saudações açorianas para todos,

 

A Direcção