Notícia -A A +A

23 de fevereiro – Dia do Monte Fuji (Japão) - Notícia OVGA 08-09-2017

Celebração do Dia do Monte Fuji com um espetáculo de fogo de artifício no Oike Park 

O Monte Fuji é uma das principais referências do Japão, não só por ser a montanha mais alta do país com os seus 3776 m de altitude (em estratovulcão), mas sobretudo pelo seu valor sagrado e soberano, respeitado por todo o povo japonês.

O dia 23 de fevereiro foi escolhido como o Dia do Monte Fuji e, embora não seja um feriado nacional, é um feriado regional, tendo sido promulgado em dezembro de 2009 pela prefeitura de Shizuoka.

Dia 2/23 pode ser lido como Fu (2) Ji (2) San (3), que foneticamente tem a mesma pronúncia de “Fuji-san”, como é chamado o Monte Fuji. Outro motivo estará relacionado com o facto de o dia 23 de fevereiro ser a data do aniversário do príncipe herdeiro, futuro imperador, pelo que se assume que este feriado regional se tornará feriado nacional.

Na verdade, o mês de fevereiro é um dos melhores meses para se avistar o Monte Fuji, pois o céu é claro e o cume está coberto de neve, embora possua uma rara beleza ao longo do ano.

O Dia do Monte Fuji foi criado, entre várias razões, para consciencializar a necessidade deste vulcão ser declarado como Património Mundial da UNESCO, o que aconteceu em junho de 2013. Além disso, este dia também serve para a todos relembrar a importância de preservar a beleza natural do Monte Fuji, para que futuras gerações possam apreciar a sua beleza e receber as suas bênçãos, bem como para respeitar e valorizar a cultura a que se refere este símbolo nacional japonês, um dos ícones oficiais da nação.

Neste dia as escolas não abrem para que as crianças possam aproveitar a entrada gratuita em muitos parques e instalações da região, como o Sea Paradise em Izu Numazu Mizuno. Para além disso, durante a noite há um grande espetáculo de fogo de artifício no Oike Park, localizado no Lago Kawaguchi, juntamente com milhares de velas que são lançadas ao lago, criando um cenário surpreendente. Pode assistir a um dos espetáculos de fogo artifício em  https://www.youtube.com/watch?v=3mfm_phG1os

A última erupção ocorreu em 1707. Com esta erupção formou-se uma nova cratera e um segundo pico, a meio de um dos lados da montanha, tendo-lhe sido atribuído o nome de Hōei-zan.

Monte Fuji

Localização

O Monte Fuji, conhecido como a “Montanha Sagrada”, está localizado na ilha de Honshu a oeste de Tóquio, na fronteira entre as províncias de Shizuoka e Yamanashi e atrai milhares de turistas todos os anos, sendo que cerca de 30% são estrangeiros. Localiza-se num ponto de encontro entre a placa Euroasiática, a placa Okhotsk e a placa das Filipinas, sendo que estas placas formam as partes ocidental e oriental do Japão e a Península de Izu, respetivamente. É considerado um vulcão ativo com baixo risco de erupção.

Fonte: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores

Adenda: no OVGA existem amostras do Monte Fuji cedidas pela Professora Zilda França, após diversas expedições.