Notícia -A A +A

“Erupção iminente” de vulcão nas Filipinas força declaração de “estado de calamidade” - Notícia OVGA B 13-01-2020

 

Kester Ragaza / Pacific Press / Lightrocket / Getty Images

 

O vulcão Taal, nas Filipinas, teve uma explosão esta segunda-feira, depois de ter emitido uma grande nuvem de cinzas, que alcançou a capital, Manila, a cerca de 70 km de distância. Foram retiradas da zona milhares de pessoas e declarado “estado de calamidade” em toda a província de Batangas, uma vez que a erupção pode acontecer “dentro de horas ou dias”. Quando vier, há risco de provocar um tsunami.

Foram encerrados os serviços públicos, escolas e o aeroporto da capital, Manila e pelo menos 500 voos cancelados, diz o Guardian. Pelo menos 13 mil pessoas foram retiradas de suas casas e levadas para centros de acolhimento de emergência, mas estes números devem aumentar rapidamente. 

Mas há o risco dos habitantes desesperados que tentam voltar para as suas terras, as suas casas, apesar do perigo do vulcão e do tsunami. “O povo está em pânico devido ao vulcão porque quer salvar o sustento, porcos e rebanhos de vacas. Compreendemos que queiram verificar como está o seu rebanho, mas não queremos perdê-los por causa disso”, afirmou o autarca da cidade de Balete, Wilson Maralit, ao New York Times. “Estamos a tentar impedi-los de regressar e avisámos que o vulcão pode explodir novamente a qualquer momento e atingi-los”, acrescentou.

Maralit, cuja cidade fica ao longo da costa do lago Taal, em torno do vulcão em erupção, apelou para o envio de tropas e polícias adicionais para impedir que moradores voltem às aldeias costeiras, zonas de alto risco.

Relâmpagos vulcânicos do vulcão sobre Tagaytay City, na província de Cavite, nas Filipinas, na noite de domingo.

Foto: Derrick V. Quibael via Reuters

Há  meses que o Taal dá sinais de ter acordado e no domingo voltou a dar sinais de vida, lançando vapor, cinzas e pedras a uma distância de 15 km, segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia filipino. A agência governamental de monitorização de vulcões elevou o perigo para o nível 4, indicando “uma erupção perigosa iminente”.

O instituto de vulcanologia lembrou ao público que a pequena ilha onde fica o vulcão é uma “zona de perigo permanente”, embora as aldeias de pescadores existam ali há anos. As autoridades aconselharam os moradores a permanecerem em ambientes fechados e a usarem máscaras e óculos de proteção ao ar livre.

Os serviços públicos e as aulas nas escolas de várias cidades foram suspensos, tal como em Manila, para evitar riscos de saúde causados pelas cinzas.

As plantas ficaram cobertas de cinzas lançadas pelo vulcão filipino Taal, na cidade de Talisay, nesta segunda-feira.

Foto: Ted Aljibe / AFP

 

Um dos menores vulcões do mundo, o Taal está entre as duas dúzias de vulcões ativos no arquipélago das Filipinas, situado ao longo do Anel de Fogo do Pacífico, uma região com elevada atividade sísmica, na qual se registam frequentes terramotos e erupções vulcânicas.

Cerca de 20 tufões e outras grandes tempestades também atingem as Filipinas todos os anos, tornando-o num dos países mais propensos a desastres do mundo.

 

Fonte: Público (13-01-2020)

 

Adenda OVGA:

Localização do vulcão Taal (Filipinas)

 

Vulcão Taal.

Image: Taal Volcano Protected Landscape (Facebook)