Notícia -A A +A

“Açores: Um Livro de Vulcanologia” Sessão OVGA na EBS Nordeste - Notícia OVGA B 31-01-2018

 

 

O Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) esteve presente, no dia 30 de janeiro, na Escola Básica e Secundária de Nordeste onde apresentou a sessão intitulada “Açores: Um Livro de Vulcanologia”. Esta atividade partiu de um convite da EBS de Nordeste e contou com presença de alunos do 10ª ano.

Nesta sessão, os técnicos do OVGA (Nuno Dias Pereira e Pedro Correia) abordaram temáticas relacionadas com Vulcanismo e Geologia dos Açores, nomeadamente os diferentes tipos de vulcanismo existentes no arquipélago, as rochas mais caraterísticas em várias ilhas, a formação faseada da ilha de São Miguel com os seus respetivos complexos vulcânicos, entre outros assuntos relevantes. A região do Nordeste corresponde exatamente à 1ª fase de surgimento da ilha de São Miguel, emergindo do oceano há cerca de 4 milhões de anos.

Na ocasião, os técnicos mostraram algumas amostras geológicas que despertaram o interesse dos alunos. A ação terminou com perguntas dos estudantes e professores, nas quais foram esclarecidas algumas dúvidas e curiosidades do vulcanismo insular, incluindo os respetivos riscos.

O OVGA, com esta ida ao Nordeste, continua a sua missão de promover e fomentar a aquisição de conhecimento científico relacionado com a Geologia dos Açores, contribuindo para uma comunidade escolar melhor informada sobre a região em que vive. Qualquer comunidade escolar pode requisitar a presença dos peritos do OVGA nas suas aulas através do email [email protected] bem como através do website http://ovga.centrosciencia.azores.gov.pt/.

 

Fonte: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores