Atividades do OVGA -A A +A

1 - O OVGA promove atividades no campo da Vulcanologia, da Sismologia, da Geotermia e do Ambiente e também procede à formação, reciclagem e atualização das entidades que o solicitem naqueles domínios.

2 - Deste modo o OVGA tem em desenvolvimento programas e projectos científicos, técnicos e de divulgação no âmbito da Vulcanologia, da Sismologia, da Geotermia, da Geotecnia, da Hidrogeologia e do Ambiente em geral, incluindo a proteção de pessoas e de bens existentes em áreas de risco.

3 - De igual forma o OVGA fornece apoio técnico e científico às entidades oficiais e privadas nas áreas anteriormente indicadas, assistindo-as no planeamento, na orientação e na execução das investigações e outros desenvolvimentos para tal necessários.

Os diversos laboratórios do OVGA permutam informações técnicas, científicas e culturais com instituições afins de diversos países e tem publicado os resultados da investigação a que se dedica, com exceção dos que resultem de contratos que expressamente a excluem.

O OVGA procedeu à montagem de infraestruturas tecnológicas e científicas adequadas à comunidade açoriana e a organismos internacionais (nomeadamente norte-americanos, franceses, ingleses, italianos, espanhóis, gregos, alemães, japoneses, indonésios, filipinos e russos).

Desde o ano 2002, o OVGA tem organizado colóquios, seminários e atividades de grupos de estudo que enquadram diversos níveis de ensino e diversas atividades científicas oficiais e/ou privadas.